segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Da pintura de parede ao enxoval

Qual é a gestante que nunca sonhou com o quartinho do seu bebê? Logo após descobrir o sexo do nenêm já começamos a pensar nas cores que serão utilizadas no enxoval, no tipo de móvel que vai compor o ambiente, nas cortinas, etc.

O mais recomendável é que você comece a se organiazar com bastante antecedência, pois são muitas as escolhas que você vai ter que fazer. O ideal é que o quartinho esteja todo pronto até o 7º mês de gestação, depois desse período é comum a mulher se sentir muito cansada, sendo difícil percorrer todas as lojas que você pretendia.



Tons, Cores e Formas
Além das cores tradicionalmente utilizadas, você pode inovar e usar variações de tons que sejam agradáveis para a criança.
Cores fortes como o vermelho, azul royal, amarelo ouro e verde são alegres, aguçam a curiosidade das crianças e estimulam a percepção das formas. Entretanto, os tons pastéis transmitem mais tranquilidade e ajudam a relaxar.
O xadrez, o poá (bolinhas) e as listras também podem ser utilizados de forma muito harmônica em um mesmo enxoval. Esta combinação é perfeita para aplicar em um trabalho de patchwork. O efeito será lindo e bem original.
A delicadeza dos trabalhos elaborados com fuxico dão um ar de graciosidade e leveza ao enxoval, sendo ideal para ajudar a compor o quarto das meninas.


Temas para compor o enxoval de meninas e meninos:

Meninas:
camponesa, flores, joaninha, bichinhos de jardim, casinha de boneca, fadas, borboletas no jardim, menina no varal de roupinhas, regando as flores, libélula, bailarina, moranguinho, Disney (princesas, pequena sereia, sininho, minie), hello kit

Meninos:
meios de transporte, arca de noé, safari, carros, pipa, surf, fundo do mar, esportes radicais, ursos, ursinho Puff, fusquinha, carneirinhos, pequeno príncipe e e
nxovais para o quarto do bebê.

As paredes podem ser:
- todas brancas: ideal para quartos onde o enxoval terá o predomínio de cores fortes.
- três paredes brancas e uma colorida (rosa, azul, amarela, lilás, verdinha): na parede colorida você pode usar nichos com bichinhos de pelúcia, ou vários quadros com suas fotos grávidas, ou fotos do bebê no dia do nascimento. Você pode ainda escrever uma frase ou o trecho de uma música que você gosta.
- desenhos infantis, no tema do seu enxoval, podem ser pintados com a técnica da aerografia. É um charme!
- outra opção muito utilizada é usar uma cor na metade da parede para baixo e outra cor da metade para cima. No encontro das cores você pode aplicar border auto-adesivo no tema do seu quarto, fica um charme!


Decoração de parede



Móveis e artigos de decoração
Os móveis indispensáveis para o quarto do bebê são o berço e um armário para guardar as roupinhas.
Dependendo do espaço que você tem disponível e das suas necessidade é que serão escolhidos os demais móveis, tais como: cama da babá, cadeira de balanço, cômoda, guarda-roupa, prateleiras, criado mudo, nichos para decoração, cortinas ou persianas, quadros, luminárias, abajur, tapetes, caixa para guardar brinquedos, kit higiene, enfeite para porta do quarto, etc.

Enxoval do bebê
Nesse tópico vamos nos deter ao itens do enxoval utilizados para compor a decoração do quarto do bebê, sobre roupinhas, toalhas, etc falaremos em um novo tópico.
Enxoval para o berço:
Para o berço você vai precisar de: 03 lençol luva, 01 protetor de colchão, 01 colcha, 03 protetores laterais, 01 rolinho, 01 almofada, 01 saia para berço, 01 cortinado ou mosquiteiro, 02 alças para cortinado e 01 bandô
Cortinas e persianas:
As cortinas dão um charme ímpar ao quartinho do bebê.
Você pode usar duas cortinas sobrepostas onde a de cima é confeccionada com um tecido leve e esvoaçante na cor branca sobre um outro tecido de cor. Em cidades do nordeste e em outras regiões do país muito ensolaradas é recomendável usar cortinas composta por tecido black-out, que tem a função de impedir a entrada de luz.
O bandô da cortina e o do berço devem seguir o mesmo estilo.
As persianas em pvc são muito utilizadas no quarto do bebê pois é possível limpá-las com maior frequência utilizando apenas um pano úmido.




4 comentários:

  1. Olá, eu sou a dona desse blog aê chiqueatodaprova.blogspot.com
    e vir akii pq eu acheei o seeu muito fofo *-* e já to te seguindo e gostaria que vc tbm fizesse parte do meeu, tipoo comecei agora então num liga muito não com poucas coisinhas q ainda tenho nele, maaas é por isso que estou te convidando para participar, tipo pá ele ir crescendo aos poukinhos néé?! hehe³
    Beijos flôr ;**

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, vc saberia me dizer onde posso achar os acessórios utilizados para decorar este ultimo quartinho de bebe?

    Grata,
    joyce

    ResponderExcluir
  3. OLÁ, POR QUANTO VOCÊ DECORA O QUARTO DO BEBÊ? ENTRE EM CONTATO PELO MEU EMAIL:CAVALCANTEDESING@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de um contato!!!karlacosta_projetista@hotmail.com

    ResponderExcluir